Raizes Pentecostais

Atos 2.4: a história do texto que ensinou os pentecostais a esperar o Espírito

Há textos bíblicos que não permanecem apenas na página. Eles atravessam cultos, vigílias, hinos, lágrimas, sermões, imagens, calendários e testemunhos. Tornam-se linguagem de uma fé experienciada — e, por isso, amada. Atos 2.4 é um desses textos. Para a tradição pentecostal clássica, ele não é apenas o registro de um acontecimento antigo em Jerusalém; é memória viva, “aqui e agora”, promessa atual e chave para compreender a experiência cristã como encontro real com o Espírito Santo.
Este artigo é um ensaio sobre a história dos usos de Atos 2.4. Não pretendemos contar apenas a história de Pentecostes como evento, mas acompanhar a trajetória de um versículo: como ele foi citado, lembrado, celebrado, sentido, deslocado, regulado e reativado em diferentes conjunturas cristãs. Todo texto tem uma recepção; e toda recepção acontece em comunidades que pensam, temem, esperam, cantam, disputam e sentem. Por isso, lemos Atos 2.4 em diálogo com a história da recepção bíblica e com a história das sensibilidades: os cristãos não apenas interpretaram esse texto; aprenderam também a senti-lo de modos diversos.
O texto diz: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4). Na narrativa lucana, esse versículo é precedido por uma promessa: “recebereis a virtude do Espírito Santo […] e ser-me-eis testemunhas” (At 1.8). Depois dele, há proclamação pública, espanto das multidões, pregação de Pedro e conversão. Pentecostes não é experiência fechada em si mesma. É o momento em que o Espírito transforma espera em missão, medo em ousadia, recolhimento em testemunho. Robert P. Menzies interpreta o dom do Espírito em Lucas-Atos como “capacitação profética e missionária, distinta da regeneração” (MENZIES, 2016).
Mas a pergunta aqui não é apenas: “o que Atos 2.4 significa?”. A questão é também: como Atos 2.4 foi usado? Em que ambientes esse texto foi ouvido, cantado, pregado, celebrado, pintado, controlado ou desejado? Durante séculos, a Bíblia foi mais ouvida do que lida silenciosamente. Textos bíblicos circularam na leitura pública, na homilia, na liturgia, na memória oral, na arte, nos objetos devocionais e nos ritos. Logo, a recepção de Atos 2.4 não deve ser buscada apenas em comentários escritos, mas também nas formas sensíveis pelas quais sua linguagem — Espírito, plenitude, línguas, voz e missão — foi incorporada à vida cristã.
Na Igreja antiga, é provável que Atos 2.4 tenha sido recebido sobretudo como texto eclesiológico e missionário. Pentecostes era lembrado como nascimento público da Igreja e sinal de que o Evangelho se destinava a todos os povos. Nesse primeiro horizonte, a ênfase não recaía sobre a formulação moderna da evidência inicial, mas sobre a universalidade da missão. O falar em línguas não parece ter sido, de início, um problema doutrinário notável, mas um sinal da irrupção pública do Espírito na expansão do testemunho cristão.
Uma das mais antigas menções pós-neotestamentárias ao falar em outras línguas encontra-se em Irineu de Lião (c. 130–c. 202). Por volta de 180 d.C., em Contra as heresias, ele relata que muitos irmãos possuíam dons proféticos e, “por meio do Espírito, falam todas as espécies de línguas” (IRINEU DE LIÃO, Contra as heresias, V, 6, 1). Isso não prova uma leitura pentecostal moderna de Atos 2.4, mas mostra que a memória das línguas e dos carismas continuava ativa na vida cristã do século II. A gramática do texto lucano — Espírito, fala inspirada, diversidade de línguas e capacitação — ainda circulava como linguagem viva da experiência eclesial.
Também seria equivocado imaginar que os Pais nada disseram sobre a experiência carismática. João Crisóstomo (c. 349–407), ao comentar 1 Coríntios 12.2, reconheceu que a passagem era obscura justamente porque certas manifestações já não ocorriam como antes. E explicou: “Se alguém era batizado, imediatamente falava em línguas e não apenas em línguas, mas também muitos profetizavam e outros manifestavam diversos carismas” (CRISÓSTOMO, 2010, comentário a 1Co 12.2). O testemunho é precioso. Crisóstomo não era pentecostal — seria um pecado historiográfico vesti-lo com terno assembleiano —, mas reconhecia uma memória antiga na qual batismo, Espírito, línguas, profecia e carismas estavam associados.
Nesse ponto, convém evitar a pressa, velha inimiga da boa história e da má pregação. Inspirando-nos numa cautela cara à história social, não se deve confundir silêncio documental com inexistência histórica (CHALHOUB, 1990). Nem tudo o que foi vivido foi escrito; nem tudo o que foi escrito foi preservado; nem tudo o que foi preservado foi considerado digno de memória oficial. Em outras palavras: a ausência de registros abundantes sobre línguas não autoriza concluir, sem mais, que a experiência desapareceu.
Craig S. Keener oferece uma advertência metodológica importante. Ao tratar da recepção de Atos, reconhece o valor das vozes patrísticas e medievais, mas lembra que elas também eram historicamente condicionadas. Os Pais estavam mais próximos de Lucas em língua e cultura do que nós, mas não interpretavam Atos a partir do mesmo cenário do século I. Suas leituras foram atravessadas por novas disputas contra heresias, pela Segunda Sofística, pelo platonismo médio, por tendências ascéticas, por vieses antijudaicos e androcêntricos, pela diminuição da sensibilidade ao contexto judaico primitivo e pela evolução dos ofícios e costumes eclesiásticos (KEENER, 2022, p. 74-77). Devemos ouvi-los com respeito, mas não como atalhos mágicos para Lucas.
É nesse campo que a chamada Nova Profecia, associada a Montano, Priscila e Maximila, torna-se um estudo de caso indispensável. Não se trata de transformar o montanismo em “pentecostalismo antigo”, o que seria anacrônico. Trata-se de perceber que, ali, profecia, êxtase, autoridade e ordem eclesial entraram em disputa. O montanismo revela uma recepção possível do universo carismático cristão: uma comunidade emocional na qual a fala inspirada, a urgência escatológica e o corpo tomado pela profecia eram valorizados como sinais da presença do Espírito. A pergunta não era apenas se o Espírito falava, mas quem podia falar em nome dele, sob quais critérios e dentro de qual comunhão (TREVETT, 1996; TABBERNEE, 2007).
Os usos de Atos 2.4 passaram ainda por outro filtro: a cultura moral da Antiguidade Tardia, período situado, de modo aproximado, entre os séculos II e VII, marcado pela transição do mundo romano clássico para novas formas cristãs, imperiais e monásticas de organização social. Muitos cristãos letrados dialogaram com ideais greco-romanos de sobriedade, autodomínio e disciplina das paixões. A sophrosyne — virtude de moderação, equilíbrio e domínio de si — funcionava como uma espécie de filtro de recepção para experiências religiosas públicas e corporais. O corpo que fala em línguas, profetiza ou se mostra afetado pelo Espírito podia desafiar o ideal clássico de autocontrole.
Em minha pesquisa sobre o deserto nas epístolas de São Jerônimo, observei que a moral estoica, especialmente em sua recepção romana, ajudou a formar uma sensibilidade marcada pela vigilância do corpo e dos afetos. Essa moral, apropriada por intelectuais cristãos e pela espiritualidade ascética, não eliminou a fé no Espírito, mas contribuiu para que experiências religiosas públicas, intensas e corporais fossem avaliadas à luz da ordem, da sobriedade e do discernimento (LEITE, 2021). Aqui, a categoria de “comunidades emocionais”, de Barbara Rosenwein, ajuda: diferentes grupos cristãos não apenas discordavam sobre doutrina; eles também cultivavam modos distintos de sentir, aprovar, temer ou disciplinar o entusiasmo espiritual.
Já na cristandade medieval, séculos depois, Atos 2.4 permaneceu vivo sobretudo na liturgia de Pentecostes. Jacques Le Goff lembra que o ano litúrgico inseria a história da salvação no calendário vivido pelos cristãos: depois da Páscoa e da Ascensão, Pentecostes celebrava o momento em que os discípulos recebiam o Espírito de Cristo (LE GOFF, 2006). O texto era ouvido, cantado e visualizado. As línguas de fogo povoavam imagens; a pomba do Espírito ganhou enorme força simbólica; hinos como Veni Creator Spiritus e Veni Sancte Spiritus transformaram a doutrina em súplica cantada. Aqui, Atos 2.4 não funcionava como roteiro ordinário para que todos falassem em línguas, mas como memória litúrgica: o Espírito que fundou a Igreja continuava sendo invocado como luz, consolo, ardor, cura e renovação.
A recepção medieval também mostra como os símbolos do Espírito podiam escapar do culto e alcançar a política. Le Goff observa que a pomba do Espírito, capaz de trazer ao cotidiano “a asa do sagrado”, foi mobilizada inclusive no imaginário do batismo de Clóvis — tradicionalmente situado em 496, embora a data seja discutida — e da sacralização da monarquia francesa (LE GOFF, 2006). Assim, o sopro de Pentecostes não ficou preso ao cenáculo: foi à liturgia, à arte, à política e à imaginação régia. A história é santa, mas os homens nem sempre são discretos no uso que fazem do sagrado.
Na Reforma, Atos 2.4 foi frequentemente lido como evento apostólico singular. João Calvino (1509–1564), ao comentar Atos, entendeu as línguas como sinal extraordinário concedido para a propagação inicial do Evangelho entre as nações (CALVINO, 2005). Em muitas tradições protestantes, os sinais extraordinários serviam para autenticar a pregação apostólica no período inaugural da Igreja. A leitura cessacionista, embora não seja a única no protestantismo, deslocou a força experiencial do texto para o passado. O versículo permanecia verdadeiro; apenas parecia menos perigoso quando guardado no “museu” da era apostólica.
Uma virada sensível começou nos avivamentos modernos. Entre metodistas, movimentos de santidade e grupos avivalistas, cresceu a expectativa por uma experiência mais profunda com Deus, posterior à conversão. A linguagem de santificação, segunda bênção, revestimento de poder e batismo no Espírito criou um ambiente no qual Atos voltou a ser lido não apenas como memória, mas como possibilidade real. As comunidades cristãs atualizavam aquelas experiências e se viam novamente no cenáculo, buscando o revestimento de poder.
Foi, contudo, no início do século XX que Atos 2.4 recebeu sua centralidade mais característica. No pentecostalismo clássico, especialmente a partir das experiências associadas a Charles Fox Parham (1873–1929), William J. Seymour (1870–1922) e ao avivamento da Rua Azusa, o texto passou a ser lido como paradigma do batismo no Espírito Santo. O falar em línguas foi interpretado como evidência física inicial dessa experiência, não como energia emocional, mas como sinal bíblico de revestimento espiritual. Os primeiros relatos pentecostais falavam da restauração do “antigo Pentecostes”; a experiência de Atos deixava de ser apenas lembrança e passava a ser expectativa orada, buscada e narrada.
Os pentecostais, herdeiros dessa tradição, reconhecem que a experiência dos primeiros cristãos com o Espírito Santo em Atos 2.4 não é essencialmente diferente da experiência disponível à Igreja na atualidade (MENZIES, 2002). Nas diferentes formas de pentecostalismo, o texto ensinou comunidades simples a buscar o poder do alto e a compreender que Deus não ficou preso ao passado apostólico. A Declaração de fé das Assembleias de Deus afirma que o batismo no Espírito Santo é revestimento de poder prometido aos salvos e acompanhado da evidência física inicial do falar em outras línguas, conforme o Espírito concede (ASSEMBLEIA DE DEUS, 2016).
A história da recepção de Atos 2.4 mostra que o texto nunca desapareceu da memória cristã; ele mudou de função. Na Antiguidade, permaneceu ligado à missão universal e à memória dos carismas. Na cristandade medieval, foi ouvido, cantado, pintado e celebrado como memória litúrgica de Pentecostes. Na Reforma, em muitos ambientes, foi recolocado no passado apostólico. Nos avivamentos modernos, voltou a ser lido como possibilidade. No pentecostalismo clássico, tornou-se expectativa, experiência, evidência e identidade.
A recepção pentecostal, portanto, não inventou Atos 2.4; recuperou e reativou uma memória antiga da Igreja: a convicção de que o Espírito Santo continua capacitando corpos, vozes e comunidades para a missão. Leu esse texto com fervor, mas não sem Escritura; com lágrimas, línguas e oração, mas também com a certeza de que toda experiência precisa permanecer submetida ao senhorio de Cristo e à edificação da Igreja.
Atos 2.4 começou como experiência viva, tornou-se liturgia, passou muitas vezes pelo museu da era apostólica e, nas periferias do mundo moderno, voltou a ser língua de fogo. Talvez esteja aí sua força: lembrar à Igreja que o Espírito não é ornamento teológico, nem patrimônio de uma época encerrada. Ele é presença viva, promessa em movimento e sopro divino que ainda transforma espera em missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima